Histórico

O Educandário Sinó Pinheiro foi fundado em agosto de 1969, pelo Professor Antônio Alves de Morais, a fim de atender à clientela da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Conjunto Prefeito José Walter.
Situado à Rua 65 Nº 250 no referido conjunto, o Educandário Sinó Pinheiro inicialmente particular, firmou convênio com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, democratizando assim, o atendimento à comunidade do bairro.
O nome dado ao então “Educandário” foi uma homenagem ao poeta e advogado jaguaribano Sinobilino Pinheiro, um colega de seminário do Professor Antônio Alves de Morais, que morto prematuramente em acidente automobilístico, deixou livros publicados, dentre eles “O Xerém”.
Sempre empenhado em prestar a melhor assistência pedagógica e com um excelente corpo de professores pertencentes à Rede Municipal de Ensino, por meio da contrapartida com o Município, o Sinó Pinheiro foi dirigido pelas professoras Maria do Rosário Cavalcante Morais e Maria Margarida de Morais até 1992, quando mudanças na Política Educacional extinguiram o convênio por tantos anos em vigor.
Em 1993, a professora Margarida Morais, então integrante do Núcleo Gestor da Escola Estadual Aloysio Barros Leal, no Jangurussú, sensibilizada com a enorme demanda para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental no Conjunto João Paulo II às margens do aterro sanitário, vulgarmente denominado “rampa do lixo”, transferiu as instalações do Educandário Sinó Pinheiro para o referido bairro em atitude corajosa e pioneira, visto que, àquela época, era o mesmo temido e marginalizado face à violência que se retratava no rádio, televisão e jornais.
Adquirindo pequena casa à Rua 14, Nº 151 no Conjunto João Paulo II, iniciou as atividades letivas sob a sua direção. Inicialmente, através do convênio de vagas ociosas com o Estado e posteriormente, da CO-GESTÃO, firmado com o Município de Fortaleza
Com o fim do convênio de Co-gestão, atravessou-se longo período de grandes dificuldades em que a proprietária, a professora Margarida Morais, manteve, com recursos próprios, o atendimento a 800 alunos sem qualquer espécie de ajuda dos órgãos públicos, período esse que terminou em 2000 com a aquisição do prédio da Escola pelo Município de Fortaleza.
Municipalizada em 2001 a então EMEIF Sinó Pinheiro, passou por ampla reforma em suas instalações, a fim de atender satisfatoriamente à demanda de 1159 alunos, a Direção, Vice-Direção e Secretária da Unidade Escolar é composta respectivamente por: José Holanda Cavalcante da Silva , Diana Carmem Melo Marques e Fernanda dos Santos Holanda.